sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Porque Nox é o melhor vilão de Wakfu até agora?

Nox
''Como assim melhor vilão? Porquê gostar de um vilão?" - Fã inocente

A verdade é, young Padawan, que o que faz uma série ser excelente ou não é o seu vilão, uma vez que é dele que nasce o conflito. É claro que em séries sem conflito não precisamos do vilão para nada, porém, Wakfu não se situa nesse lado do hemisfério.

Efetivamente Wakfu já viu diferentes vilões/antagonistas, e cada um possui o seu próprio charme, no entanto, Nox é tipo aquela primeira paixão... nunca se esquece. E este sentimento não é por acaso, pelo que irei tentar explicar um pouco o meu processo de pensamento.

O seguimento do artigo terá uma substancial dose de spoilers - se ainda não viste a série não é muito aconselhável a leitura.

Quem é Nox?

Durante a primeira temporada de Wakfu conhecemos Nox como o Xelor maluco que pretende roubar todo o wakfu (forma de energia) do Mundo, não olhando a quaisquer consequências, nem mesmo a destruição do mesmo, para o seu propósito de voltar atrás no tempo, no entanto, existe imenso por detrás desta personagem.

Noximilien Coxen
Num episódio especial que antecede a primeira temporada cronologicamente, é revelado o passado de Nox. É nos então apresentado Noximilien Coxen, um inventor e horologista, um homem humilde e dedicado a suportar financeiramente a sua família. Embora não seja de todo infeliz tendo em conta a relação afetiva que partilha com sua esposa, seus três filhos e seu animal de estimação, Igôle, Noximilien vive frustrado pelas dificuldades constantes que tem em pagar as contas de casa.

Um certo dia, Noximilien estava a apresentar uma nova invenção, um relógio voador, à sua família. A demonstração tomou mau rumo e a máquina perdeu o controle e fugiu, levando Igôle atrás de si. Noximilien seguiu os rastos até encontrar tanto a máquina como o seu animal junto de um artefacto estranho - o Eliacubo. Noximilien, naturalmente, não sabia ainda, mas ao recolher o artefacto e escolher renová-lo e estudá-lo, estava a mexer com um poder muito perigoso.

Tempos passaram e Noximilien, obcecado com o estudo do Eliacubo, foi perdendo peso, mudando a sua figura física e cortando contacto com a sua família, até certo ponto em que se encontrava de tal forma irreconhecível tanto a nível de aparência como de personalidade que a sua esposa optou por pegar nos filhos e ir morar para casa de uma familiar, prometendo a Noximilien que o aceitaria de braços abertos assim que este desistisse de estudar o Eliacubo numa nota.

Quando Noximilien abandonou o seu ''laboratório'' anos depois, tudo estava diferente. Completamente emaciado e irreconhecível, Noximilien depara-se com a sua habitação completamente defraldada e com o bilhete da sua esposa. Para piorar a situação, assim que estava prestes a iniciar a sua jornada para se reencontrar com a sua família, recebe as notícias que o viriam a mudar para sempre do seu senhorio - a sua esposa e seus filhos tinham falecido devido a uma catastrófica cheia. É neste momento de desespero e raiva que Nox sente o Eliacubo a falar consigo, palavras que lhe prometem a possibilidade de voltar atrás no tempo ao custo de wakfu, muito wakfu.

O porquê de gostar tanto de Nox

Sou o primeiro a concordar que os atos que Nox viria a cometer durante os 200 anos de recolha de wakfu não possuem perdão, porém, "quem conta um conto acrescenta um ponto" - na sua cabeça, estes atos seriam justificados com o pressuposto de que, recolhida a quantidade necessária de wakfu, todos os atos seriam desfeitos e ele obteria a sua redenção.

No fundo, fazendo um raio-X à sua personagem, Nox não é uma personagem malvada por completo, a sua visão do mundo foi de tal forma degradada pelo seu passado que a sua avaliação de consequências acabou penalizada. É o resultado de uma personagem que procurava apenas um resultado, até porque para o mesmo, qualquer outro resultado não faria sentido - para Nox, provocar o fim do mundo estava justificado porque assim que o fizesse revertia tudo e ninguém daria pelos seus atos. Caso falhasse?  Who cares? Para Nox, não acabar com o mundo não lhe traria a sua família de volta, pelo que qualquer outro resultado que não fosse a destruição de toda a vida não faria sentido.
Nox desafia Grougaloragran
Durante a série temos bastantes testemunhos que representam o quão interessante esta personagem é: Nox, durante toda a primeira temporada, não é cruel ou necessariamente livre de consciência. Não só  razoavelmente amigável (até durante as suas lutas), Nox mostra que se arrepende dos atos que comete, porém, segue em frente na sua tirada acreditando que será capaz de reverter todo o dano causado. Grougaloragran, com quem Nox luta logo no primeiro episódio, consegue ver, olhando para a sua alma, que Nox não é propriamente má pessoa mas sim fundamentalmente bom (ainda que por pouco), pedindo-lhe que pare com a sua missão, proposição que é rapidamente recusada por Nox.

Nox é, em suma, o estereótipo de vilão com quem o espetador consegue simpatizar. Confesso que a certo ponto até apoiei a causa dele (até um certo Iop cof cof), ainda mantendo alguma esperança de que, quando voltou atrás no tempo, efetivamente tivesse revertido toda a sua maldade e conseguido reunir-se com a sua família livre de pecado. Nox venceu a batalha, ninguém o conseguia parar, porém, foi traído pela única coisa que lhe tinha dado sentido de viver - na altura de maior desespero abriu portas à malvadez que vinha acompanhada com o Eliacubo, projetando para o resto da sua vida uma missão suportada por mentira e ilusão.

Nox é apenas mais uma casualidade da ganância conduzida pelo Eliacubo, aspeto que aparece de novo na segunda temporada. Feito um certo exercício, qualquer espetador é capaz de ter pena dessa personagem e simpatizar com os seus motivos, ver o bom que há no fundo da mesma. Caso houvessem dúvidas, é possível ver numa das últimas cenas da primeira temporada que Nox retornara o wakfu a Alibert (pai adotivo de Yugo). (Contextualizando: num dos primeiros episódios, Nox, após tomar conhecimento de Yugo e da sua possível relação com dragões, cujas fontes de wakfu eram gigantes, entra numa batalha. De forma a proteger Yugo, Alibert luta contra Nox. Para fugir deste dilema, Nox rouba o wakfu de Alibert, provocando o seu envelhecimento acelerado.) Porquê? Porque raio haveria alguém que andava há 200 anos a matar todas as formas de vida fazer algo tão pequeno como retornar um "resto" de wakfu? Do meu ponto de vista, não só é o culminar da sua consciência como o acreditar de que Alibert - que arriscara a sua vida para proteger Yugo - seria capaz de entender os seus motivos.
A tumba de Nox


Sem comentários:

Enviar um comentário