terça-feira, 12 de maio de 2020

Mensagem dracónica de Grougaloragran - O que dizia?

O primeiro episódio da primeira temporada de Wakfu dá muita informação que vem contextualizar uma grande parte da história. Desde o confronto entre Grougaloragran e Nox ao confronto entre o Xelor e Alibert, é nestes primeiros 20 minutos que ficamos a conhecer grande parte do 'elenco' da série.

Uma cena em especial que pode ter deixado os fãs mais curiosos foi a mensagem deixada por Grougaloragran a Alibert na forma de uma linguagem dracónica.

Figura 1 - Alibert recebe a mensagem dracónica de Grougaloragran, explicando a importância do bébé
Nós sabemos o conteúdo presente na mensagem que Alibert recebe, até porque o diálogo relata a mensagem, no entanto, não sabemos o conteúdo da mensagem deixada por Grougaloragran ao próprio Yugo.

Desde que vi a primeira temporada (e já faz uns valentes anos) que nunca sequer pensei nesse assunto ou me interessei, porém, estava a ler o artbook de Wakfu quando me deparei com uma página que falava desta linguagem dracónica.

Segundo as palavras de Xa (um dos produtores de Wakfu), ''Para esta cena tivemos de criar um 'script dracónico' de raíz. O Bruno Hoareau trabalhou nele - se olhares com atenção, serás até capaz de decifrar o texto do episódio''

Ok Xa, challenge accepted.

Antes de mais, o material necessário:

Figura 2 - Mensagem deixada a Yugo

Figura 3 - Correspondência entre o alfabeto inglês moderno e a linguagem dracónica
A parte seguinte é simples, tentar fazer corresponder a cada símbolo da mensagem uma letra. Infelizmente para mim que não sou muito versado na língua francesa, a mensagem está em francês, porém, nada que uma ida ao Google Translate não resolva.

Em suma, a mensagem deixada por Grougaloragran diz o seguinte: ''Yugo, tu trouverás ta vraie famille sur l'Île d'Oma. I'l faut que tu l'ailles une mission t'y attend.'' Foi o transcrito mais correto a que cheguei.

Traduzindo para português temos que: ''Yugo, tu encontrarás a tua verdadeira família na ilha de Oma. Tens de lá ir, uma missão espera por ti.''

Fora o momento de detetive, faz imenso sentido e vem tornar mais coesa a história, até porque foi nesta ilha de Oma que Yugo encontrou o seu irmão, Adamai.

Caso estejas interessado nestes detalhes por detrás dos episódios, convido-te a leres os artbooks lançados pela Ankama. Tenho 2 disponíveis no site, no entanto, convido a todos que comprem os produtos e apoiem a empresa.

Sem comentários:

Enviar um comentário